Visitante número:

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Tradições natalinas na Alemanha

1º Domingo do Advento
"Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 33Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.
35Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. 36Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. 37O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”
Mc 13,33-37

Ano passado vim pela primeira vez à Alemanha, exatamente nesse mesmo período: frio, dias escuros e ADVENTO!! E então fui introduzida a vários costumes alemães que me deixou apaixonada e esse ano estou tendo a oportunidade de viver todos eles de novo, mas muito mais intensamente!
O primeiro foi minha surpresa em ver a cara de criança do meu namorado quando recebeu uma caixa da mãe dele cheio de saquinhos coloridos com números gigantes que ele pendurou todo bagunçado em um varal no quarto. E então ele me explicou que era um Adventskalender, que são 24 pequenos mimos que se deve abrir do dia 1º de dezembro até o dia 24, como se fosse uma contagem regressiva para o Natal. E também ensina a criança a ser paciente, isso em casa jamais funcionaria (ou talvez se a gente tivesse um desse eu não daria presente de aniversário pra minha irmã 2 meses antes da data só porque achei um presente a cara dela e não consegui esperar pra entregar na data certa). Na verdade minha mãe e minha irmã já sabem o que eu comprei pra elas de Natal, mesmo não estando no Brasil, não aguentei de ansiedade de guardar um segredo desse tamanho!!! :D

Adventskalender que meu namorado ganhou da mãe dele ano passado.

Enfim, esse ano foi minha vez de ganhar meu primeiro Adventskalender!!! Sim, eu tenho o namorado mais fofo do mundo que teve toda paciência de procurar pequenos mimos e pendurar para mim para que eu possa abrir um por dia. Ainda não está finalizado, pois eu preciso não estar em casa para que ele possa terminar de embrulhar, mas já comecei a abrir e estou AMANDO. No primeiro dia tinha canetas coloridas que eu estava procurando pra comprar e percebi que ele não quis me ajudar muito, e entendi quando abri o primeiro presente! Rsss, agora meus cards de vocabulário e gramática vão ficar devidamente explicados (e coloridos) para estudar para a prova de alemão (e aprender de vez essa língua!). E no segundo dia tinha um chá aromático de inverno (cheira muuuuuuuuuuuuito bem, mais tarde vou experimentar!). E estou curiosíssima para saber o que vem amanhã!!! Ah, notem que o dele estava totalmente fora de ordem, e o meu está na ordem certa, porque eu queria arrumar o dele (eu e meu perfeccionismo), ele me chamou de maluca e disse que é assim, mas como esse era pra mim, ele deixou da ordem certa.

O meu Adventskalender!
Presentes do dia 1 e do dia 2!

Além do Adventskalender, costuma-se acender uma vela em cada domingo de Advento e junto comer biscoitos caseiros e tomar chá. Na verdade é o que a maioria deles fazem na ceia de Natal também e depois vão dormir. Enfim, ano passado minha sogra colocou uma mesa linda com as quatro velas e biscoitos variados e pediu mil desculpas por não ter dado tempo de fazer todos eles, só uma das bolachas era caseira e as outras ela tinha comprado. Minha mãe jamais pediria desculpa por ter comprado doces pra alguém, na verdade ela esperaria que a pessoa ficasse é muito agradecida pelo mimo! Eu menos ainda, também gosto demais de praticidade! Mas alemães adoram o tal “faça você mesmo”, e como eu estava visitando, ela se sentiu culpada por não tê-los feito!

Biscoitos e vela do 1º Domingo de Advento acesa, em Flensburg.

O melhor foi a minha gafe ao entregar o presente dela de Natal e ficar esperando ela abrir e ela colocar ele de lado. Isso sim é um motivo para se pedir desculpas! Rss... achei pouco caso, mas ela foi bem sensível e percebeu minha ansiedade e perguntou se era pra abrir, eu mal me contive com um “of course, please, do it”. Ou eu fiz uma cara de desapontada muito grande, não sei. Ah, sim, minha sogra fala inglês, pra minha felicidade! Já o coitado do meu namorado só na mímica com meus pais mesmo...
O que importa é, esse ano meu namorado queria fazer os tais biscoitos caseiros em casa para o nosso primeiro domingo de Advento, e já que era pra fazer os biscoitos, fizemos tudo: compramos as velas, acendemos e me aventurei no fogão com uma receita na mão. Aliás, Denise, de novo, obrigada! Minha experiência com cookies não é muito boa, tentei fazer bolachinhas uma vez e o negócio esparramou na assadeira e virou uma bolachona!!! Dessa vez também não ficaram tããão bonitos, mas foi feito a quatro mãos, acho que meu namorado deixou os biscoitos dele muito grossos, daí demorou muito na primeira fornada e eu fiz mais finos e perdi a noção do tempo e saíram meio queimados. E depois não tive paciência para enfeitar! Rsss, mas ficaram uma delícia!

Biscoitos caseiros (ignorem os queimados ao fundo).

1º Domingo do Advento.


Ainda preciso contar das outras tradições, a famosa Weihnachtsmarkt e o Glühwein!! Mas vai ficar para um próximo post quando eu tirar fotos decentes aqui em Düsseldorf, está tudo muito lindo para deixar passar batido!! 

3 comentários: