Visitante número:

quinta-feira, 23 de abril de 2015

A outra saudade...

"E aquele adeus não pude dar..."

Quando nos decidimos morar fora do país, obviamente pensamos em tudo de bom que terá na nossa nova vida: aprendizado de uma nova língua, oportunidade de conviver com novas culturas, conhecer pessoas com histórias completamente diferentes da sua, sair da sua zona de conforto, abrir a cabeça para novas ideias, se desfazer daquela pessoa velha e se vestir de novo, se reinventar, além de conhecer lugares incríveis! Tenho o privilégio de dizer que em um ano morando na Alemanha, os pontos positivos foram muito além de todos esses!
Mas a vida não é feita apenas de alegrias. Obviamente a saudade é esmagadora. Dói. Mas sempre soube que um dia retornaria e poderia matar essa saudade que tanto machuca no peito. O que ninguém me contou é que nem todo mundo estaria lá me esperando. E isso dói ainda mais. Dói...
A perda de uma pessoa querida quando estamos longe é devastadora! Não que fosse mudar alguma coisa se pudesse estar perto... mas ao menos os abraços que tanto recebi online estariam lá, me esperando para me aliviar. Tenho sorte de ter recebido outros abraços aqui, especiais e reconfortantes também. Mas é aquele momento que queremos os abraços que um dia já abraçaram a mesma pessoa que se foi, e que podem dividir momentos de alegria e amenizar um pouco essa dor que fica.
O sentimento de impotência arrasa. A morte inesperada choca. As palavras faltam. Assistir de longe tantos depoimentos e mensagens para a pessoa que se foi é como assistir a um filme da tela do computador. Classificação: pesadelo.
E de novo a balança pesa: o quanto vale a pena ficar tão longe das pessoas que amamos? A vida é tão breve, para outros ainda mais... o quanto estamos dispostos a pagar pelas novas experiências de vida? Saudades de tantas pessoas queridas que ficaram no meu Brasil, mas hoje, a saudade é outra! 
Mas as boas lembranças ficam, e quantas lembranças! E ainda precisamos resgatar força para agradecer. Sim, agradecer pela vida linda que você teve entre a gente, e por ter a chance de ter compartilhado 17 dos seus 27 anos de sua vida. Tantas sementinhas que você plantou, de amor, amizade e força estão brotando, e essas, não vão morrer jamais. Mas hoje, a saudade fica... e dói! Te amo gordinha, e esse amor é pra sempre!

Um comentário:

  1. Oh Ligia! Meu abraço de conforto pra ti! Mas como você mesmo disse, as lembranças são eternas e fazem parte do que somos neh! Bju

    ResponderExcluir